divisor

lans viagens

whatsapp
busca por data
julho 2016
D S T Q Q S S
« jun    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

academia vip ilheus
viva vida

OBRA DO HOSPITAL DA COSTA DO CACAU AVANÇA

Governador Rui Costa visitou as obas do Hospital da Costa do Cacau acompanhado pelo prefeito em exercicio do Município, Cacá, e outras autoridades. Foto Pedro Moraes-Secom Bahia (3)

Governador Rui Costa visitou as obas do Hospital da Costa do Cacau acompanhado pelo prefeito em exercicio do Município, Cacá, e outras autoridades. Foto Pedro Moraes-Secom Bahia (3)

Acompanhado do prefeito de Ilhéus em exercício, Carlos Machado (Cacá), entre outras autoridades, o governador da Bahia, Rui Costa, visitou, na manhã desta sexta-feira, dia 22, as obras do Hospital Regional da Costa do Cacau, em construção na BR-415 (Rodovia Ilhéus-Itabuna), no bairro Banco da Vitória. A unidade médica está com 60% dos serviços executados. Quando estiver em funcionamento, o equipamento vai dobrar a disponibilidade de leitos para urgências, emergências e cirurgias na região cacaueira, de acordo com o chefe do Executivo Estadual.

A construção do hospital foi iniciada em novembro de 2015 e está com o cronograma adiantado. O engenheiro responsável pela obra, Orlando Lemos, afirmou que a previsão era entregar a obra em maio de 2017, no entanto, a conclusão dos serviços deve ser antecipada para até o mês de janeiro próximo.

Para o prefeito em exercício, Carlos Machado, a obra representa um compromisso do governador e a resposta a uma demanda apresentada ao Governo do Estado pela Administração Municipal. “Com essa nova unidade médica, de referência, que tem como modelo o premiado Hospital do Subúrbio, em Salvador, vamos ampliar a oferta dos serviços de saúde de qualidade à nossa população. Sem contar que são gerados mais de 400 empregos diretos somente aqui na fase de construção”, enfatizou.

Leitos – Construído numa área de cerca de 70 mil metros quadrados, somente nessa primeira etapa, o Hospital da Costa do Cacau terá capacidade para 179 leitos, a um custo de 80 milhões de reais. Após a segunda e última etapas, a unidade ofertará 233 vagas, divididas entre as especialidades ofertadas. Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), serão 30; centro cirúrgico com sete salas, além de setores de hemodinâmica e imagenologia.

A visita do governador Rui Costa foi acompanhada pela senadora Lídice da Mata, pelos secretários estaduais de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, de Saúde, Fábio Vilas-Boas, e de Relações Institucionais, Josias Gomes, os deputados estaduais Eduardo Salles, Rosemberg Pinto e Ângela Sousa; e a prefeita de Una, Diane Rusciolleli. Também presentes, secretários municipais de Meio Ambiente e Urbanismo, Antônio Vieira, de Saúde, Antonio Ocké, de Turismo e Esporte, Josenaldo Cerqueira, de Comunicação, Valério de Magalhães, de Educação, Paulo Moreira, de Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas, de Relações Institucionais, Fred Vésper, de Indústria e Comércio, Roberto Garcia, de Desenvolvimento Social, Kácio Brandão, e os vereadores Ivo Evangelista e Gilmar Sodré.

Regional – Após a vistoria, o governador Rui Costa afirmou à imprensa que o novo Hospital da Costa do Cacau vai atender exclusivamente a pacientes adultos. “Dessa forma, preparamos o caminho para que o Hospital Geral Luiz Viana Filho seja passado à responsabilidade do município e transformado em uma unidade de referência no atendimento materno-infantil, com alas de maternidade e pediatria”, disse.

 

A transformação do Hospital Luiz Viana Filho em uma unidade materno-infantil é uma proposta defendida pelo prefeito licenciado Jabes Ribeiro. Atualmente, o hospital regional, localizado no bairro da Conquista, como unidade de referência, não tem sido suficiente para atender à demanda de Ilhéus e mais sete municípios. O prefeito tem se preocupado com a carência de atendimento a crianças e gestantes, e tem ampliado a parceria com a Santa Casa de Misericórdia no sentido de garantir o pleno funcionamento da Maternidade Santa Helena.  

FAZENDAS DE CACAU ENTRAM NO ROTEIRO DO TURISMO RURAL DE ILHÉUS

Fazendas de cacau entraram para o roteiro turístico de Ilhéus. Foto Francisco Silva Setur Ilheus (2)

Fazendas de cacau entraram para o roteiro turístico de Ilhéus. Foto Francisco Silva Setur Ilheus (2)

O turismo rural no sul da Bahia cresceu, nos últimos anos, cerca de 30%, de acordo com o Ministério do Turismo (MTur). Ilhéus é o município com mais propriedades e atrativos deste setor, podendo se tornar, inclusive, a cidade com o maior número de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) do Brasil. Informações sobre o roteiro de visitação local foi incluído na cartilha “O Brasil que você procura”, elaborada pelo MTur, que traz a terra de Gabriela como um dos principais destinos de turismo rural do país.  

Existem muitas opções para os visitantes na área rural, como turismo de aventura, o ecoturismo e o turismo cultural. Os principais atrativos são as fazendas tradicionais de cacau. Algumas oferecem visitas às plantações em meio à Mata Atlântica e outras, além disso, a apresentação do processo de verticalização da produção, da colheita do fruto até a fabricação do chocolate fino. Passeios pelos casarões antigos e exposições de utensílios da época do cacau selam o roteiro.

Para Josenaldo Cerqueira, secretário de Turismo e Esporte de Ilhéus, o turismo rural tem um grande potencial econômico e colabora com o desenvolvimento do município. “Estamos incentivando o fortalecimento deste setor. Ele é fundamental para a economia da cidade, tanto para os empreendedores quanto para as comunidades interioranas que encontram trabalho e renda nesta atividade”, declara.

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS GANHA NOVOS ABRIGOS DE ÔNIBUS

Novos abrigos de ônibus foram instalados também na zona sul de Ilhéus. Foto Roberto Santos Secom Ilheus (1)

Novos abrigos de ônibus foram instalados também na zona sul de Ilhéus. Foto Roberto Santos Secom Ilheus (1)

No contexto do projeto de melhoria da mobilidade urbana – que inclui a modernização do trânsito, com instalação de novos semáforos e a revitalização da sinalização horizontal, além da recuperação da malha viária, a cidade de Ilhéus ganhou 25 novos abrigos para os usuários do serviço de transporte coletivo. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra), Derneval Furtunato, mais 37 abrigos ainda serão instalados, com a finalidade de oferecer mais conforto e segurança aos passageiros de ônibus.

Furtunato informa que, até o momento, a instalação de abrigos novos beneficiou o bairro São Francisco, na zona sul, que ganhou dois equipamentos: ao lado do muro do Aeroporto Jorge Amado e também ao fundo do Supermercado Meira. Ainda na zona sul da cidade, a Seintra de Ilhéus já colocou novos abrigos para passageiros na avenida Sílvio Silva (antigo Eixo Coletor), no Hernani Sá, e nas proximidades da Faculdade de Ilhéus,  nas duas margens do Km 2,5 da rodovia Ilhéus-Canavieiras (BA 001).

O superintendente de Obras Públicas da Seintra, Hermano Fahning, cita outras localidades já favorecidas pela ação: avenidas Itabuna (em frente à loja Pai Mendonça, em frente ao SAF e ao lado da Oficina Martelinho de Ouro); Avenida Osvaldo Cruz, na Cidade Nova; Avenida Antônio Carlos Magalhães, no Malhado (em três pontos), além das avenidas José Carolino, no Teotônio Vilela, Ubaitaba, no Parque Infantil, e Vereador Amilton Ignácio de Castro, na Barra.

Os novos abrigos também estão nas avenidas Canavieiras (nas proximidades do antigo Sesp e do Ginásio de Esportes), Brasil, na Conquista, Raymundo Sá Barreto (antiga avenida Proclamação), no Jardim Savóia, e Conselheiro Antônio Badaró, no Malhado (nas proximidades da praça do Tamarineiro), além das rua principal do bairro Novo Ilhéus e Avenida Mário Alfredo, na Conquista.

FESTIVAL: CHEF DESTINA RENDA DE DOCES PARA O ABRIGO DE IDOSOS EM ILHÉUS

chef Lucas Corazza

chef Lucas Corazza

O chef Lucas Corazza, jurado do programa Que Seja Doce, no canal GNT, desenvolveu uma sobremesa exclusiva para comercializar durante o 8º Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia. O confeiteiro irá preparar 350 unidades da sua Mousse de Chocolate de Origem do Brasil, feita com o chocolate 63% da Unique, creme de cupuaçu, marshamalow de limão e crocante de castanhas.

As sobremesas serão vendidas por R$ 10 cada no estande da ChOr – Chocolate de Origem. Toda a renda arrecadada com a venda dos doces será revertida para o Abrigo São Vicente de Paulo, que acolhe 80 idosos em Ilhéus.

“O projeto Chocólatras Solidários é a minha visão de como contribuir para entidades filantrópicas e ONGs. Dou aulas por muitos lugares no Brasil e sempre tenho minhas despesas pagas para isso. Então, costumo escolher uma entidade ou ONG dos locais para receber doações. Conto sempre com a ajuda de parceiros da cidade, que oferecem materiais e estrutura necessária para realizar o trabalho. É um pequeno legado o qual quero deixar por cada lugar que passo”, explica o chef. A iniciativa criada por Corazza tem o apoio da Harald Chocolates, ChOr – Chocolate de Origem e Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia. O Festival acontece entre os dias 21 e 24 de julho, no Centro de Convenções de Ilhéus, e reúne mais de 50 expositores, sendo mais de 30 marcas de chocolate Premium do Sul da Bahia. Lucas também irá ministrar palestra e um workshop gratuito com receita à base de chocolate durante o evento, que é aberto ao público.

PC do B DE ILHÉUS REALIZA CONVENÇÃO NO SÁBADO

O sindicalista Rodrigo Cardoso será um dos nomes aprovados para disputar vaga na Câmara.

O sindicalista Rodrigo Cardoso será um dos nomes aprovados para disputar vaga na Câmara.

O Diretório Municipal do PCdoB – Partido Comunista do Brasil, em Ilhéus, convida todos seus filiados, amigos e aliados para a sua Convenção Eleitoral no próximo sábado, dia 23, a partir das 9h, no plenário da Câmara de Vereadores.

Durante o encontro serão abordados os temas sobre a conjuntura política e as questões programáticas defendidas nas alianças políticas. Também estará em pauta a aprovação dos candidatos às eleições municipais deste ano. Contamos com a presença de todos.

A COMPLICADA SITUAÇÃO DO PREFEITURÁVEL AUGUSTO JR.

Do Agravo

Augusto Júnior.

Augusto Júnior.

Na última semana o blog Políticos do Sul da Bahia trouxe a informação que muitos não tinham se atentando: Augusto Junior (PPS) é inelegível ! Não há como negar que o pré-candidato do PPS se enquadra na lei da Ficha Suja devido a sua expulsão da Polícia Militar.

Segundo os advogados consultados pelo Blog Agravo,o servidor expulso não pode ocupar cargo público pelo prazo de cinco anos, e fica impedido de retornar ao serviço público, como também fica inelegível por oito anos, como prevê a Lei da Ficha Limpa.

Junior, mesmo anistiado, foi expulso da PM devido à liderança que ele desempenhou na greve da PM em 2012, ano em que se candidatou a vereador de Ilhéus pelo PSB.

Na última sexta-feira, Augusto Junior correu para as redes sociais  para diminuir o impacto da notícia em sua pré-candidatura acusando outros grupos políticos pelo “factoide”, e postou um vídeo com os advogados da assessoria do deputado Estadual, Prisco, tentando explicar o inexplicável, mais não demostraram juridicamente se Augusto é ou não é ficha suja.

SAC DE ILHÉUS OFERECE SERVIÇOS DA SECRETARIA ESTADUAL DA FAZENDA

A unidade ilheense do SAC inaugurou mais um ponto de atendimento da secretaria estadual da Fazenda (Sefaz). De acordo com o gerente Thiago Viana Borges, a transferência para o SAC permite que a prestação de serviços foque no atendimento, enquanto a inspetoria fazendária, com sede no município, concentre na fiscalização.

A ação visa garantir a uniformização dos procedimentos e agilidade na resolução de demandas. A equipe da Sefaz no SAC ilheense terá o comando da coordenadora Susana Regina.

Entre os serviços prestados pelo novo ponto de atendimento da Sefaz estão: Baixa de IPVA, emissão e cancelamento de nota fiscal avulsa, protocolização de regimes especiais, emissão de DAE, ato declaratório de isenção e parcelamento de débitos tributários, entre outros.

RUI COSTA VEM A ILHÉUS AUTORIZAR DUPLICAÇÃO DA ESTRADA ILHÉUS-ITABUNA

Rui Costa, governador da Bahia, é entrevistado por Patrícia França do jornal A Tarde. Fotos Mateus Pereira/GOVBA

Rui Costa, governador da Bahia, é entrevistado por Patrícia França do jornal A Tarde.
Fotos Mateus Pereira/GOVBA

O Município de Ilhéus recebe, na próxima sexta-feira, dia 22 de julho, nova visita oficial do Governador da Bahia, Rui Costa. A informação foi confirmada pelo prefeito em exercício, Carlos Machado (Cacá), que recebeu comunicado oficial do gabinete do governador. Conforme a programação, Rui Costa visitará, às 9 horas, as obras de construção do Hospital Regional da Costa do Cacau, localizado no bairro Banco da Vitória.

Em seguida, o governador fará uma visita ao vizinho município de Itabuna, e retorna a Ilhéus às 14h30min, para participar do 8º Festival Internacional do Chocolate e Cacau, no Centro de Convenções. Na oportunidade, Rui Costa deve assinar o edital da licitação para obra de duplicação da Rodovia Ilhéus-Itabuna, trecho da BR-415, além de editais do programa Bahia Criativa.

O prefeito em exercício de Ilhéus declarou que a cidade aguarda com expectativa a visita do governador baiano, que deve trazer boas notícias para a população local e também de outros municípios da região. “A duplicação da Rodovia Ilhéus-Itabuna é um grande anseio do Sul da Bahia, e pode ser um instrumento fundamental para a criação definitiva de nossa região metropolitana”, disse Cacá.

Mobilidade – A duplicação da Rodovia Ilhéus-Itabuna é um aspecto fundamental na área da mobilidade urbana e semiurbana. O trecho que será duplicado entre as cidades de Ilhéus e Itabuna é de 31,6 quilômetros de extensão e representa, de acordo com o Governo do Estado, investimento na ordem de 270 milhões de reais, obtidos através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

No início deste mês, o governador Rui Costa autorizou à Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder) a emissão da ordem de serviço para o início da obra de construção de uma via alternativa entre a ponte Lomanto Júnior e o Terminal Rodoviário Urbano, via Avenida Misael Tavares, no centro da cidade de Ilhéus. O projeto da chamada “Alça da Ponte” foi apresentado ao governador Rui Costa pelo prefeito Jabes Ribeiro, como forma de desafogar o fluxo de veículos em horário de pico e melhorar o processo de mobilidade urbana.

UESC INAUGURA MICROCERVEJARIA

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) inaugurou a primeira microcervejaria do estado. O espaço vai permitir que alunos e professores de diversos cursos possam realizar pesquisas e treinamentos para produção da bebida. A meta agora é realizar experimentos com novos sabores de cerveja utilizando frutos da região como o cacau.

De acordo com a diretora do Departamento Agroindustrial da Uesc, Ana Paula Trivatti, o Brasil é o terceiro maior consumidor de cerveja no mundo. Além de preparar os alunos para o mercado, ela afirma que a universidade quer inovar.

O coordenador do projeto, o professor Mauro de Paula Moreira, disse que estudantes de diversos níveis vão atuar na microcervejaria. “A gente pensou no ensino, pesquisa e extensão. Então, vamos pegar alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado e colocar aqui para trabalhar, fazer seleção de leveduras”, destaca. O professor Antônio Fábio Reis, outro envolvido no projeto, diz que a capacidade de produção na Uesc será de 600 litros de cervejas por ciclo.

TENDA TEATRO POPULAR DE ILHÉUS SEDIA DEBATE SOBRE “BENS NATURAIS COMUNS”

Improviso Oxente_Foto Tacila Mendes

Improviso Oxente_Foto Tacila Mendes

A edição do projeto Improviso, Oxente!, na próxima terça-feira (19), vai reunir a sociedade civil para discutir o tema “Bens naturais comuns”, na Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI), localizada na Avenida Soares Lopes. O espaço é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Desta vez, o público vai escolher os indicadores referentes ao meio ambiente que devem ser acompanhados e melhorados para assegurar a saúde da população e a promoção de mais qualidade de vida no presente e no futuro. O debate será conduzido pelo agrônomo, professor de Geografia Regional na Universidade Estadual de Santa Cruz e presidente do Instituto Floresta Viva, Rui Rocha.

Em plena crise hídrica na região sul da Bahia, a discussão torna-se necessária pela urgência de cuidar dos elementos do meio físico, da fauna e da flora e sua relação com a interação social exigida e necessária para corresponder aos parâmetros de desenvolvimento sustentável da região. Acesso permanente e sustentável à água potável, áreas restauradas de florestas degradadas, áreas de mananciais protegidas, esgoto sem tratamento e gastos públicos destinados à regeneração de recursos naturais, ecossistemas e biodiversidade são alguns dos 21 indicadores (confira todos aqui http://goo.gl/VlKP8k) que serão avaliados pelo público como importantes para serem acompanhados pela próxima gestão municipal. 

Este é o terceiro de uma série de 13 encontros semanais abertos ao público, que acontecerão sempre às terças-feiras, às 19h, promovidos pelo Instituto Nossa Ilhéus em parceira com o TPI.  Cada debate aborda necessidades prioritárias da cidade a partir de indicadores baseados nos 12 eixos Programa Cidades Sustentáveis. Durante o evento, os indicadores de Ilhéus – que podem ser acessados em nossailheus.org.br/indicadores – servirão como ponto de partida para a discussão.

 
Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse:www.cultura.ba.gov.br.
 

Instituto Nossa Ilhéus – Fundado em 09 de março de 2012, o INI é uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária com o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.  Busca a aproximação da sociedade civil e do poder público em suas ações, tendo como eixos de atuação a Educação para Cidadania, o Monitoramento Social e o Impacto em Políticas Públicas. Atua no sentido de promover o impacto social que educa e, para isso, promove o monitoramento social, mobilizando e intervindo na realidade política e social do município. O Instituto, estando aberto a todos que desejem engajar-se em suas atividades. Localiza-se na Rua Eustáquio Bastos, nº 126, 8º andar do Edifício Kauffman, no Centro, em Ilhéus. Acompanhe também a fanpage facebook.com/InstitutoNossaIlheus e o site www.nossailheus.org.br 

Programa Cidades Sustentáveis – Oferece aos gestores públicos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores e um banco de boas práticas com casos exemplares nacionais e internacionais, a fim de sensibilizar e mobilizar as cidades brasileiras para se desenvolverem de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Saiba mais em www.cidadessustentaveis.org.br

twitter
facebook
mais buscados
arquivos
parceiros
vagas

  • Função: Revendedor
  • Cidade: Ilhéus
  • Salário: R$3200
  • Empresa: Jeunesseglobal
Candidatar

  • Função: Autônomo
  • Cidade: Ilhéus
  • Salário: R$3000
  • Empresa: Jeunesseglobal
Candidatar

  • Função: Auxiliar Administrativo
  • Cidade: Ilhéus
  • Salário: A combinar
  • Empresa: Confidencial
Candidatar

  • Função: Técnico de Informática
  • Cidade: Ilhéus
  • Salário: A combinar
  • Empresa: Dell Computadores Do Brasil Ltda.
Candidatar

  • Função: Supervisor de Vendas Comerciais
  • Cidade: Ilhéus
  • Salário: R$3315
  • Empresa: Manpower
Candidatar

  • Função: Vendedor
  • Cidade: Ilhéus
  • Salário: A combinar
  • Empresa: B2m1 Equipamentos Comerciais Eireli - Epp (via BNE)
Candidatar

  • Função: Agente de Televendas
  • Cidade: Ilhéus
  • Salário: A combinar
  • Empresa: B2m1 Equipamentos Comerciais Eireli - Epp (via BNE)
Candidatar

  • Função: Dentista
  • Cidade: Ilhéus
  • Salário: A combinar
  • Empresa: Clion
Candidatar

  • Função: Gerente Farmacêutico
  • Cidade: Ilhéus
  • Salário: R$3499
  • Empresa: (Confidencial)
Candidatar

  • Função: Vendedor de Loja
  • Cidade: Ilhéus
  • Salário: A combinar
  • Empresa: Alaska
Candidatar

Powered by SINE


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia